Gestão de Promotores: as 4 principais dicas para uma gestão eficiente

Gestão de Promotores – Para falar de gestão de promotores é preciso primeiro relembrar a importância desses profissionais para as empresas. Eles são os responsáveis por representar a marca diretamente no ponto de vendas, defendendo a disposição das mercadorias nos melhores espaços, oferecendo degustações, explicando os benefícios dos produtos etc.

Além disso tudo, os promotores são muitas vezes os olhos dos fabricantes. Eles têm contato diretamente com o consumidor e podem obter dados que pesquisas periódicas de opinião ou de observações não conseguiriam com facilidade.

Uma matéria recente publicada pela revista Supermercado Moderno apontou que, apesar da dificuldade que as empresas têm para fazer uma boa gestão de promotores de vendas, elas veem esses profissionais como muito necessários para suas estratégias de negócio. Espere: há dificuldades para gerir promotores? Sim, e é por isso que resolvemos listar algumas dicas para vencer esses desafios. Acompanhe!

4 dicas para fazer gestão de promotores de vendas com sucesso

Veja a seguir uma série de dicas para que a gestão de promotores seja feita com mais facilidade e para que, com ela, sua empresa obtenha melhores resultados em vendas:

1. FAÇA UM PLANEJAMENTO DETALHADO DO TRABALHO DO PROMOTOR

Enviar o promotor para o campo sem uma estratégia bem definida pode ser o início dos conflitos e também representar um baixo retorno sobre o investimento. O ideal é que o profissional vá para o ponto de vendas (PDV) devidamente treinado, com suas tarefas na ponta do lápis, sabendo exatamente o que a empresa espera dele. Assim, é importante que o gestor conheça os estabelecimentos que o promotor visitará e saiba exatamente até onde ele pode ir dentro da loja.

Incluir o trabalho desse profissional no planejamento de trade marketing é um bom começo, pois isso ajudará a determinar as ações que ele executará em campo.

2. CAPACITE O PROMOTOR

Somente um promotor bem treinado pode fazer um bom trabalho. Por isso, é importante não pular a fase de treinamentos. Estamos falando, além do treinamento sobre produtos e serviços da empresa, da capacitação para atendimento ao consumidor, foco em vendas e visão de trade marketing.

Com a visão estratégica do negócio, o profissional ter um olho mais apurado para perceber oportunidades e vender mais.

3. ADOTE UM SOFTWARE DE TRADE MARKETING

A boa gestão de promotores, assim como os demais processos de negócios, também requer o uso da tecnologia. Uma excelente dica é adotar uma solução de trade marketing.

Com esse sistema é possível padronizar as atividades, verificar a produtividade do promotor (que reporta dados e informações úteis ao negócio) e também tornar o trabalho do profissional mais inteligente. Com a solução em mãos, o promotor pode coletar informações sobre estoques disponíveis na loja, vendas diárias, promoções da concorrência, entre outras. E isso tudo melhora o controle e traz insights para tomadas de decisão mais acertadas.

4. ACOMPANHE O DESEMPENHO DO PROMOTOR

Criar métricas e definir metas também é uma excelente forma de fazer gestão de promotores. Isso aliado a uma boa ferramenta tecnológica pode fazer toda a diferença na hora de cobrar produtividade, acompanhar as visitas às lojas (inclusive por geolocalização), definir rotas e até reconhecer o desempenho dos profissionais.

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